A cada dia, o número de lojas online, no sistema e-commerce, aumenta. Isso acontece, porque sai bem mais barato abrir um negócio nesse modelo e, por isso, muitos empreendedores estão investindo nesse ramo.
Mas, para que o sucesso de uma loja virtual seja alcançado, é preciso adotar estratégias adequadas. Então, se você está pensando em abrir uma loja assim, fique atento às orientações que separamos para você.
O quê é uma loja virtual?
Loja virtual é um ambiente no qual há a realização de compras online. Numa linguagem mais técnica podemos dizer que é um software desenvolvido para o ambiente web e direcionado para browsers (navegadores).
Hoje em dia é possível acessar uma loja virtual tanto em computadores, como em dispositivos móveis.
Qual o melhor modelo de loja virtual?
Antes de escolher o melhor modelo de loja virtual, vamos falar sobre cada um deles: modelo de plataforma alugada e plataforma paga.
Modelo de plataforma alugada
Esse tipo de modelo de e-commerce é ideal para quem já dispõe de uma marca consolidada, tem um bom conhecimento sobre o mercado, mas ainda não quer investir no desenvolvimento de uma loja virtual própria. Trata-se de um modelo muito simples, em que se paga uma mensalidade para o provedor de serviços, que disponibiliza o seu negócio na internet.
Dessa forma, você será responsável pela escolha de temas, logotipos, preparo de páginas e cadastro de produtos e serviços. O investimento é relativamente baixo, uma vez que quem realiza essas ações é o próprio empreendedor. No entanto, toda a manutenção é feita pela empresa que oferece o serviço.
Modelo de plataforma própria
A plataforma própria é o modelo de e-commerce indicado para quem já tem uma estrutura e uma marca consolidadas. Para criar uma plataforma própria, o empreendedor precisa investir um pouco mais.
O desenvolvimento desse tipo de modelo de e-commerce parte do zero, pois a loja virtual pode ser adaptada e integrada a softwares de gestão e outras ferramentas, permitindo também a inclusão de um layout próprio e um alto grau de personalização.
Cada modelo de e-commerce traz um tipo de despesas mensais. Então, na hora de montar sua loja virtual, planeje, escolha o modelo o melhor modelo para você, que caiba no seu bolso e atenda suas necessidades.
Exemplos de lojas parceiras da BigBang Shop
E por falar em melhor modelo de e-commerce, muitas empresas estão usando a plataforma BigBang Shop.
A BigBang Shop acredita que o sucesso em vendas não pode ser um assunto exclusivo para grandes empresas. Por isso, a plataforma traz soluções diferentes e adequadas para empreendedores de todos os portes.
A BigBang Shop atende desde grandes corporações, com soluções robustas e incrementadas, até ferramentas gratuitas e diretas, que incentivam e dão condições ao vendedor individual de prosperar e evoluir seu negócio.
Acesse o site de algumas lojas parceiras da BigBangShop.

Como fazer um layout de loja virtual?
O layout de uma loja virtual é quase tão importante quanto os próprios produtos vendidos nela. O layout desempenha um papel fundamental no dinamismo de um e-commerce.
A elaboração de um layout funcional para uma loja virtual é fruto de muita pesquisa e planejamento. Não basta apenas copiar um determinado padrão. Um design eficiente para e-commerce vai muito além disso. Listamos alguns pontos importantes para você.
Analise a concorrência
Faça uma análise da concorrência, visitando lojas virtuais já estabelecidas no seu segmento e tente identificar os elementos de layout do e-commerce que são comuns entre elas.
Feita essa análise preliminar, tente incorporar elementos novos que possam criar um diferencial competitivo no seu e-commerce e agregar funcionalidades e novidades que façam sua loja se destacar entre outras do setor.
Arquitetura da informação
É preciso determinar a arquitetura da informação da loja virtual, ou seja, o que vai em cada local. Esse é um passo fundamental para que você possa criar um layout de fácil navegação e de grande potencial de conversão. É a etapa de criação do wireframe da loja virtual, a “planta baixa” do projeto de e-commerce, onde é indicada a posição e função dos diversos elementos da loja virtual.
Faça um layout clean
Ter um layout clean em sua loja virtual é uma boa diretriz para seu projeto. Mas, atenção! Não confunda layout clean com layout pobre.
Não sature o visitante com elementos gráficos que possam causar um stress visual, mas também não deixe sua loja tão sem conteúdo, que passe a impressão de um layout pobre e simples demais.
Fuja das extravagâncias
Esqueça coisas como animações, elementos que piscam, efeitos no cursor do mouse e outros “corpos estranhos”.
Em uma loja virtual, o foco deve ser o produto e, por isso, ele deve ser o centro das atenções. O stress visual e excesso de informações pode reduzir a taxa de conversão do seu e-commerce. Na página de detalhe de produtos, por exemplo, nada pode chamar mais atenção do que o botão comprar.
Tenha atenção com as cores
As cores no e-commerce exercem um papel fundamental, tanto no que diz respeito à questão estética, quanto na questão da taxa de conversão. Inúmeros estudos mostram que a aplicação da cor correta em determinados elementos do e-commerce afetam diretamente a taxa de conversão de uma loja virtual.
Faça muitos testes
Esta etapa só pode ser feita com a loja em funcionamento. Deixe os consumidores indicarem para você o que eles realmente desejam. Use a ferramenta Google Analytics Content Experiments, disponível no Google Analytics, para aperfeiçoar o layout do e-commerce, através de indicações do próprio cliente.
Esses são apenas alguns dos diversos pontos a serem abordados para a criação de um layout funcional para e-commerce. É um trabalho que envolve muitos detalhes, mas o resultado realmente vale a pena.
O quê é fundamental para um bom layout de loja virtual?
Muitos profissionais da área procuram a resposta para essa pergunta. Mas, a verdade é que cada loja vai exigir um tipo de layout.
Se você, por exemplo, tem um site varejista, que atende a classe C, precisa entender que o consumidor não vai ter um aparelho poderoso, com tela enorme. O layout tem que ser voltado para quem vai acessar e comprar por meio dele.
Por isso, é importante entender o público-alvo e como ele navega por esse site. Todos os fatores devem ser avaliados. O e-commerce é voltado para a conversão e o objetivo é que o consumidor termine a compra. Por isso, o fator performance é tão importante.
Não existe um layout bonito sem um layout funcional e vice-versa. O layout de e-commerce tem que ter as duas coisas. Tem que ser bonito esteticamente e tem que ser simples e funcionar.

Qual é a melhor plataforma de loja virtual?
Qualquer plataforma de e-commerce de respeito inclui uma opção de gerenciamentos de inventários, processamento de pagamentos e provê relatórios de vendas. Porém, isso é só a parte básica quando se fala de e-commerce. Abaixo, listamos algumas funcionalidades que você precisa se atentar ao procurar a melhor plataforma de e-commerce para sua loja virtual.
A habilidade de definir categorias de produtos: se você está vendendo mais de um tipo de item, você precisa deixar tudo organizado.
Opções de personalização de produtos por página: é interessante que você possa criar páginas de produtos para cada produto que estiver vendendo, contendo informações detalhadas. Ela também precisa ser visualmente atraente.
Funcionalidade de promoções e descontos: os clientes simplesmente adoram promoções e elas são uma ótima maneira de fazer seu negócio bombar.
Suporte a vários tipos de processamentos de pagamentos: muitas pessoas gostam de usar seu método de pagamento de preferência. Então, oferece várias opções é uma excelente ideia para conseguir agradar todos os seus clientes.
Informações de análises: quanto mais você sabe e conhece seus clientes, mais você consegue otimizar sua loja e aumentar as conversões.
Atualmente, é muito mais fácil criar uma loja virtual, mas isso não significa que todas as plataformas de ecommerce sejam iguais. Por exemplo, a melhor plataforma de e-commerce para startups pode não ser ideal para uma operação mais individual.
BigBang Shop
A BigBang Shop é uma plataforma de e-commerce que alinha qualidade, velocidade e suporte humanizado. Ela propõe o que ninguém ainda o fez, para chegar onde ninguém ainda foi. Confira as características da BigBang Shop.
Foco: se você se esparramar sobre coisas demais, nenhuma delas será ótima.
Simplicidade: simplifique as coisas. Muita gente acha que isso significa pegar algo simples e mantê-lo em sua essência central, mas não é isso. Se você realmente conhecer seu produto e os problemas, então você pode pegar o que é complexo e torná-lo simples.
Coragem: coragem dita muitas decisões de negócios. Não se apegue a ideias do passado mesmo que elas tenham tido sucesso para você. Você não constrói um produto só porque todo mundo também o fez.
O melhor: se você não puder entrar num mercado e tentar ser o melhor dele, não entre. Você precisa dessa diferenciação.

Quais funcionalidades são importantes para uma loja virtual?
Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, já que uma loja virtual precisa englobar muitas funcionalidades para obter sucesso. Por isso, listamos alguns elementos importantes para você.
Plataforma descomplicada
Procure por uma plataforma de e-commerce que seja personalizável e que não limitem a sua criatividade.
Cadastro de produtos
Como pela internet não é possível pegar na peça e nem analisar muito bem as texturas, é essencial ter cuidado na hora de cadastrar os produtos, para mostrar todos os seus detalhes.
Segurança
Contrate uma empresa especialista nessa área para que ela criptografe o seu ambiente virtual e assim, os clientes conseguem comprar de forma mais segura, sem o risco de vazamento de dados. Essa proteção só é possível por meio do certificado SSL – Security Socket Layer.
Atendimento diferenciado
Todo cliente preza pelo atendimento e podemos dizer que esse é um fator determinante na hora de comprar um produto. Sendo assim, ofereça todo o suporte necessário em relação às devoluções e trocas.
Diferentes formas de pagamento
Ofereça duas ou três opções de pagamento para que as pessoas consigam comprar na sua loja sem muita burocracia. O ideal é poder contar com duas bandeiras de crédito, boleto e débito.
Marketing Digital
Hoje em dia, é fundamental estar nas redes sociais para alcançar o seu público alvo. Porém, é importante saber qual linguagem utilizar e oferecer uma comunicação rápida e eficaz.
Também não podemos esquecer de elaborar conteúdos relevantes para o blog, pois ele gera segurança e confiança.

Qual o custo para abrir uma loja virtual?
A manutenção de um e-commerce tem custos que podem variar de acordo com o tamanho do projeto. Além dos custos básicos, como energia elétrica, água, telefone, internet, aluguel de espaço, matéria-prima e salário, existem outros como:
- Domínio: é necessário comprar e renovar anualmente o domínio do seu endereço eletrônico. Isso custa, mais ou menos, R$ 30,00 por ano.
- Hospedagem: esse custo varia de acordo com o tamanho do seu e-commerce e tem custo mensal de R$ 200,00 a R$ 10 mil.
- Manutenção da plataforma: é difícil falar sobre o valor de manutenção varia de acordo com a plataforma e com o fornecedor que você contratar para essa finalidade.
- Softwares acessórios: eles não são obrigatórios, mas facilitam a gestão do e-commerce
- Marketing digital: os gastos com as campanhas e anúncios variam de acordo com o tamanho do e-commerce e com o valor que você pretende investir.

Quais os tipos de loja virtual existentes?
Existem alguns modelos de loja virtual disponíveis na internet. Eles têm diferenças bem grandes entre si e a escolha depende das especificidades do mercado e do produto de cada negócio.
Marketplace
O Marketplace funciona como um shopping virtual, onde vários lojistas utilizam a mesma plataforma. Assim, você não precisa investir em uma plataforma própria ou alugada e nem se envolver nas atualizações tecnológicas necessárias. Da mesma forma, não deve se preocupar com anúncios e nem com outras técnicas de atração do público.
Por outro lado, compete com seus principais concorrentes no mesmo ambiente e, por isso, deve ter um preço bem atrativo.
Código livre
A plataforma de código livre é um sistema desenvolvido por comunidades abertas de programadores. Desta forma, o código é disponibilizado para download e pode ser usado de forma gratuita por quem quiser e entender do assunto.
Loja virtual própria
Esse modelo é destinado a quem já conhece o mercado e comanda um comércio eletrônico bem consolidado. Isso porque a loja virtual própria deverá ser construída do zero e precisará de um servidor escolhido pela empresa.
Loja virtual alugada
A loja virtual alugada é uma boa alternativa tanto para quem já está atuando no mercado, quanto para quem está começando agora. Esta modalidade funciona através de um pagamento mensal que permite que o contratante utilize a plataforma como se fosse sua.

Como abrir uma loja virtual?
Existem diversas maneiras de começar uma loja virtual. Abaixo montamos um passo a passo para você entender como isso é feito.
Escolha do mix de produtos
Escolher o que você vai vender é a primeira etapa para abrir uma loja virtual, bem como facilitar a escolha de materiais utilizados e as maneiras de divulgação.
Definição do nome da loja virtual
Depois que definir o que vender, você precisa escolher um nome pertinente com o segmento e criar um logotipo.
Análise da concorrência
Analise quais empresas já fazem o que você também quer fazer e quais são as principais estratégias de venda.
Seleção da plataforma de e-commerce
Escolha a plataforma para o desenvolvimento da sua loja, levando em conta o custo-benefício, funcionalidades oferecidas, suporte e estratégia do seu negócio.
Customização da loja virtual
Customize a sua loja virtual de acordo com a identidade visual da marca e também alinhando com alguns pontos essenciais como as formas de pagamento e logística de entrega.
Inclusão de imagens e descrição de produtos
Uma vez que tudo estiver pronto é hora de subir as imagens, de preferência em alta resolução, e colocar as descrições seguindo as boas práticas de SEO (Otimização para Motores de Busca, em português).
Definição do plano de marketing
Separe uma quantia mensal para investir na divulgação do seu e-commerce, por meio de ações de marketing digital

Conclusão
Se você tem ou vai abrir uma loja virtual, saiba que o mais importante é ter em mente que as funcionalidades precisam ser escolhidas de forma a otimizar a vida do seu cliente.
Estude o seu produto, o seu público e mercado. Assim, você terá menos chances de errar ao escolher o seu modelo de e-commerce. Nem tudo o que serve para uma loja virtual, se aplica à outra. A personalização é fundamental para que seu empreendimento seja único.